19 de março de 2004

Via Sul, banco e escola

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Depois de uma nova temporada de altos e baixos, que agradou alguns, mas frustrou muitos, os moradores do Sul da Ilha entram no mês de março contemplados com importantes novidades para a melhoria da infra-estrutura de serviços local e o próprio desenvolvimento da região. São elas, a inauguração, no dia 19 deste mês, da primeira agência de uma instituição financeira na região, a possível retomada, na segunda quinzena de março, das obras da Via Expressa Sul, paralisadas há quase dois anos e, ainda que de forma incipiente, o anúncio do governo estadual do projeto de construção de uma escola pública de ensino médio na Fazenda do Rio Tavares.
A inauguração da agência Sul da Ilha do Banco do Brasil representa, sem dúvida, passo fundamental para a oferecer maior conforto à comunidade local e, principalmente, fortalecer o comércio e alavancar a própria autonomia da região. Com a nova agência bancária, comerciantes, empreendedores e moradores do Sul da Ilha poderão efetuar transações financeiras sem a necessidade de longos deslocamentos, contribuindo para desafogar o trânsito em direção ao centro e bairros da capital e, principalmente, obtendo valiosa economia de tempo e recursos.
Embora esteja ainda dentro do âmbito de intenções, o anúncio feito pelo governo estadual do projeto de construção de uma escola de ensino médio na região, uma das maiores carências do Sul da Ilha, é também motivo de satisfação para a comunidade local. Será uma escola com capacidade para atender 2,2 mil alunos, com idades entre 14 e 18 anos. Segundo a Secretaria do Desnvolvimento Regional da Grande Florianópolis, o edital para contratação da obra, que será erguida num terreno ao lado do Terminal do Rio Tavares, deve ser lançado nos próximos meses.
A notícia mais auspiciosa para os moradores do Sul da Ilha, no entanto, é, sem dúvida, a possível retomada das obras da Via Expressa Sul, no trecho de cerca de 400 metros que liga a rodovia ao Trevo da Seta, crucial para acabar com o drama dos congestionamentos que atormentam a vida dos moradores da região. Após intervenção do governador Luiz Henrique da Silveira, o Ibama finalmente sinalizou com a liberação, nos próximos dias, da licença ambiental necessária para permitir a retomada das obras na rodovia, pondo fim a uma novela que já se arrasta a quase dois anos. Segundo o secretário de Infra-Estrutura do governo catarinense, Edson Bez, os trabalhos serão retomados “imediatamente” após a obtenção do documento, que ele acredita deva ocorrer entre os dias 17 e 19 deste mês.